quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Tema 35 - A energia move o mundo


O suprimento de energia em um país é uma prioridade de todos os governos, pois sem ela nenhum setor econômico e social funciona. No século XXI, os países enfrentam o difícil desafio de aumentar sua produção de energia e equilibrar a matriz energética – o conjunto da produção e do consumo de energia, dos materiais utilizados e do modo como são usados.


Puxado pela economia industrial, pela urbanização crescente e pelo aumento da população, o consumo de energia expande-se. E hoje há a preocupação de reduzir a participação na matriz de energia dos combustíveis, como petróleo, carvão e gás natural – poluidores que agravam o efeito estufa.

A partir desse comentário e de suas vivências, escreva um texto dissertativo, entre 20 e 40 linhas, em prosa, refletindo sobre o papel de destaque que o Brasil tem nesse cenário, pois - entre as grandes nações - é a que tem o maior equilíbrio no uso de energia renovável e não renovável e, além disso, com a descoberta do pré-sal, viu suas reservas de petróleo tornarem-se imensas. Ao escrever seu texto, lembre-se também de mencionar a energia limpa e a energia sustentável.

Nenhum comentário: